Já pensou em se preparar para pedalar e na hora que você vai pegar a bike se depara com o pneu vazio? Com certeza é uma situação que nenhum ciclista gosta de encarar, seja ele profissional ou não. 

Pneus bem calibrados são fundamentais para uma boa experiência com o pedal. Afinal, são eles que possibilitam passar por subidas, descidas e solos irregulares sem grandes transtornos. Para isso, é importante que o usuário saiba como fazer a calibragem adequadamente.

Por isso, no artigo de hoje, você vai conferir como fazer, de forma prática, para calibrar a peça, seja em casa ou no posto de gasolina. Boa leitura!

Qual nível de pressão utilizar?

Antes de saber como encher um pneu, é preciso saber escolher a pressão correta. Porém, para essa pergunta, não existe uma única resposta. Isso porque depende de alguns fatores para o cálculo, como o peso do ciclista, o aro, a largura e o tipo de solo. 

Maior pressão: o usuário sente ainda mais os impactos de buracos, lombadas e desníveis. Porém, tem uma área de contato menor com o solo, o que gera menos riscos de furos e melhora o desempenho em lugares asfaltados. No entanto, em estrada de terra, aumenta-se os riscos de derrapagens e há perda da eficiência.

Menor pressão: há uma área de contato maior com o solo, ideal para trilhas e terrenos mais difíceis. Mas, a bicicleta fica instável, aumentando a probabilidade de escorregar em curvas. Pneus vazios não te ajudam a ganhar velocidade e ainda estão suscetíveis a desgastes irreversíveis.

O ideal é buscar tabelas com os valores e ter os dados sempre com você. Outra opção é, após ter enchido a câmara, subir na bike e verificar se a deformação causada pelo seu peso foi muito grande, então ajustar a pressão até essa deformação estar correta.

Atenção ao tipo de válvula

Antes de poder calibrar de fato, é preciso saber qual o tipo de válvula sua bicicleta tem. É possível encontrar dois modelos no lugar onde o bico da mangueira deve ser encaixado: a schrader (bico grosso) e a presta (bico fino).

A primeira é exatamente como a dos carros, o que facilita a utilização, pois tem um mecanismo que impede a passagem de ar e só libera quando o equipamento é conectado. Tanto que é possível encher em qualquer posto de gasolina com bomba.

Já a válvula fina é mais leve e pode ser encontrada em bicicletas de alta performance. Elas possuem uma rosca que precisa ser aberta antes de encaixar o bico da mangueira. Dessa forma, se for encher o pneu em um posto será preciso um adaptador.

Quando calibrar o pneu da bicicleta?

O ideal é estar atento para não ser pego de surpresa e se deparar com o item totalmente vazio. Isso porque o efeito chamado permeação permite que o ar atravesse a borracha e, aos poucos, vá esvaziando. 

A qualidade da borracha é o que define de quanto em quanto tempo será necessário fazer a manutenção. Assim, com o tempo, você saberá até quando os pneus da sua bicicleta seguram o ar de maneira satisfatória.

Guia para o posto de gasolina

Realizar a calibragem é bem simples, só é necessário ter cuidado, pois a bomba enche a câmara de maneira rápida. A medida utilizada nesses aparelhos é o PSI (libra por polegada em inglês).

Siga as etapas a seguir:

1 – Retire a tampa da válvula (se for tipo fino, será necessário utilizar um adaptador);

2 – Defina a pressão no aparelho;

3 – Coloque o bico na válvula. O calibrador gera um som agudo quando a pressão escolhida é atingida.

4 – Feche a válvula se o bico for fino e coloque a tampa de proteção.

Manual para fazer em casa

Também é possível realizar o processo em casa com o uso de uma bomba manual. As mais comuns possuem um mecanismo para empurrar o ar com as mãos enquanto segura o aparelho com os pés. Como a maioria dos ciclistas não possuem um aparelho que mostre a pressão nesse momento, é possível ir apertando enquanto enche para conferir a pressão. 

Depois suba na bicicleta e confira se a deformação não está irregular. Lembrando que o ideal é utilizar um aparelho próprio para medir a pressão. 

Veja como fazer:

1 – Tire a tampa de proteção e encaixe o bico da mangueira. No caso do bico fino também é preciso utilizar um adaptador;

2 – Algumas bombas possuem uma trava que segura o bico na válvula. Se for o caso, conecte o bico e em seguida feche a trava;

3 – Bombeie o ar até chegar na pressão escolhida (alguns equipamentos vêm com mostrador);

4 – Abra o bico do equipamento e retire-o da válvula. No caso do bico fino é preciso ser rápido para não perder o ar.

5 – Se for a de bico fino é preciso fechar novamente a rosca. 

6 – Coloque a tampa de proteção.

Qual a importância de manter os pneus bem cuidados?

Algumas pessoas deixam para calibrar o pneu somente quando vão sair para trilhas e percursos longos. No entanto, durante o uso diário também é preciso ter cuidado com a pressão para garantir o máximo de eficiência.

Diversos fatores podem ajudar na redução do ar, como o escape da câmara, mudança súbita de temperatura entre o dia e mudanças de estações. Isso acontece porque em dias mais frios o ar se expande e ocupa mais espaço, nos dias quentes acontece a operação inversa. Por isso, é preciso sempre estar de olho.

Depois de conferir todos os passos necessários, chegou a hora de colocar em prática! E que tal aproveitar para pedalar com conforto e estilo? Temos uma loja exclusiva de camisetas divertidas. Além disso, você ainda pode divulgar o seu evento gratuitamente. Não perca a oportunidade!