Você aprendeu a andar de bicicleta na infância ou depois de adulto? Independentemente de qual fase da vida, é fato de que não nos esquecemos como se faz. Porém, mesmo que seja algo relativamente simples, a verdade é que começar a pedalar em ruas, trilhas e cidades não é uma tarefa tão fácil.

Assim, é comum cometer alguns erros no início, principalmente os que ainda não estão acostumados com a atividade. Então, se você costuma fazer por hobby, porque quer dar um passeio no final de semana ou está começando a considerar se tornar um atleta na modalidade, precisa conhecer quais são esses equívocos e descobrir como não os cometer.

Para te ajudar nesse começo, confira nossas dicas abaixo!

1 – Não checar os equipamentos antes de sair

Antes de sair para pedalar, sejam curtas ou longas distâncias, é muito importante checar se está tudo certo com a bicicleta, com os equipamentos e os acessórios complementares. No meio de um pedal você estará à mercê da estrada e de imprevistos, por isso, não dá para sair sem fazer uma checagem de tudo. 

Se você é um ciclista iniciante, certifique-se de que os itens abaixo estão todos corretos antes de sair: 

  • Bermuda;
  • Capacete, óculos e luvas;
  • Garrafa de hidratação;
  • Câmera de ar reserva, bomba de ar pequena e uma chave multiuso.

2 – Não respeitar os próprios limites


É normal ficar empolgado no começo de uma nova atividade, tanto que é um erro comum esquecer dos nossos próprios limites. Porém, é importante conhecer até onde você pode ir, isso porque se forçar demais o seu corpo, o resultado pode ser lesões ou acidentes. 

Por isso, não se submeta a fazer mais do que você aguenta, principalmente no começo, onde o seu físico ainda está se adaptando. Também é fundamental ter em mente que cada percurso exige de uma forma diferente. Por exemplo, na ciclovia o esforço será menor, já em uma trilha pode ser redobrado. Siga seu ritmo e se desafie gradualmente.

3 – Postura incorreta


O erro começa em não ajustar a bicicleta adequadamente, pois esse é um fator que influencia diretamente na postura. Toda bike possui um tamanho ideal para o biotipo do ciclista, por isso ao escolher a sua, verifique se ela é compatível com o seu corpo, considerando que você precisa se sentir confortável.

Outro fator importante que impacta negativamente na postura é o ajuste incorreto do selim, pois quando regulado muito alto pode causar lesões no músculo da coxa e trabalho excessivo dos tornozelos. Já se estiver muito baixo pode causar sobrecarga, pressão nos pés, entre outros problemas.

O ideal é fazer a regulagem de acordo com o seu biotipo para pedalar com qualidade e segurança. Se precisar da ajuda de alguém mais experiente, não hesite em pedir.

4 – Esquecer dos cuidados com alimentação e hidratação


As refeições são as responsáveis por fornecer energia ao corpo, assim, elas têm papel fundamental na preparação para o ciclismo. É importante se alimentar bem antes, durante e depois do percurso.

Algumas dicas gerais são:
O café da manhã deve ser feito com pelo menos uma hora de antecedência;
É indicado evitar o consumo de comida pesada, gordura e o excesso de cafeína antes do trajeto, principalmente em dias quentes. Evite também alimentos ricos em fibras e molhos brancos;
Antes, aposte em ingerir água e sucos sem muitas fibras;
Após, no máximo 30 minutos, alimente-se com proteínas e carboidratos que ajudam na recuperação muscular.

Se você quer incorporar essa atividade de forma mais intensa na sua rotina, o ideal é buscar um nutricionista. Ele poderá orientar de forma específica, com uma dieta adequada e suplementos que podem ajudar no desenvolvimento.

Assim como a alimentação, é fundamental cuidar da hidratação. Durante o pedal a água funciona como um termorregulador, auxiliando a performance e a manter o equilíbrio da temperatura corporal. Por isso, ela também deve estar presente em todos os momentos. 

5 – Querer começar com os equipamentos de “alto nível”


No impulso de começar com uma boa performance explorando os melhores equipamentos, alguns ciclistas acreditam que quanto mais recursos a bike tiver, melhor. Porém, assim como em outras esferas da vida, a evolução é gradual. 

Nosso corpo e organismo precisam de um tempo para se adaptar às novas exigências a que vamos nos submeter. Por isso, pedale com os equipamentos que estão sob seu alcance e seu limite de preparo físico no momento. 

Uma bicicleta muito exigente, se o ciclista sequer conhece o sistema de uma mais básica, pode ser uma barreira para a boa performance, além de dar prejuízo ao seu bolso.

Agora que você conhece os principais erros e como evitá-los, já sabe o que fazer da próxima vez que for pedalar. E se você está considerando entrar para o mundo do ciclismo, em breve você vai poder comprar e vender bikes usadas na nossa plataforma. A melhor opção para quem quer qualidade com um ótimo custo-benefício. Continue acompanhando o Bikes.com.br e nosso instagram para mais novidades.